Divisão da colméia da Abelha Jataí

A divisão do ninho da abelha jataí é sempre uma dúvida para as pessoas que lidam com este tipo de abelha e não tem informação segura de como proceder para dividir o ninho.

É relativamente fácil dividir uma colmeia de abelhas jataís.

Supondo que o visitante já conheça a estrutura de uma colmeia de jataí. Partindo desse pressiposto, a dividisão do ninho deve ser feita de preferência nos meses de novembro a dezembro, época de maior incidência de enxameação e sempre por volta do meio dia.

Deve-se abrir a caixa e afastar aquele revestimento de cera que protege o ninho, verificar se existe pelo menos uns doze discos de cria. Se tiver estas características, tire uns cinco discos, observando que aqueles que ficam mais para o meio têm em suas bordas uma ou mais células (alvéolos) de tamanho maior. É ali que está em desenvolvimento uma nova rainha.

Pois bem, antes de transferir os discos de cria para a nova caixa, disponha umas três ou quatro bolinhas feitas com a cera da própria colmeia e coloque-as no fundo caixa para servir de apoio aos discos de cria. Feito isto, retire e transfira estes discos para a nova caixa, colocando-os apoiados sobre as bolinhas. Depois retire alguns potes de mel e de pólen da caixa doadora e os transfiram para a caixa receptora, fixando-os nas paredes laterais, mais ou menos nas mesmas posições em que se encontravam na caixa doadora. Transfira também um pouco da cera que recobre os discos para a nova caixa, para que sirvam de material para a nova colmeia.

Feitos os procedimentos acima indicados, feche a caixa e coloque-a no lugar onde se encontrava a caixa doadora e leve a caixa doadora para bem longe desta, para evitar que as abelhas da nova colmeia continuem frequentado esta caixa doadora. Observe que junto com os discos de cria muitas abelhas já estarão dentro da nova caixa e outras tantas a rodeando-a. Como este trabalho ocorreu no meio do dia, as abelhas campeiras, aquelas que saíram para coletar matéria prima na natureza estarão voltando e como não encontrarão a caixa antiga, entrarão nesta nova caixa e ali, juntamente com as outras que já ficaram quando da transferência, iniciarão a construção de uma nova colmeia. Observe também que todos os discos de cria transferidos estão cheios de filhotes, os quais em poucos dias já serão novas abelhas.

Pesquisando na Internet encontrei um vídeo, acompanhado de um belo texto, que mostra de forma bem didática como efetuar a divisão da uma colméia de abelha jataí.

O vídeo foi produzido pelo site relativo ao programa Globo Rural da TV Globo. Para assistí-lo clique aqui.

Não custa dar uma olhadinha lá para se inteirar do assunto.

Boa sorte.

Referências bibliográficas:

- http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/07/biologo-explica-como-fazer-divisao-de-colmeias-de-abelhas-jatai.html